O Teamstudio CIAO! é a primeira ferramenta que disponibiliza mecanismos de check-in, check-out e controle de versão para o desenvolvimento de aplicações Lotus Notes/Domino. Isto permite aos desenvolvedores rastrear alterações nos elementos de design, e possibilita que vários desenvolvedores trabalhem em uma mesma base de dados ao mesmo tempo.

 

 

Trabalho paralelo

 

Até agora o tamanho de uma equipe de desenvolvimento Lotus Notes era limitada pelas suas habilidades de comunicação. Pela primeira vez, com Teamstudio CIAO! uma equipe de desenvolvimento pode trabalhar paralelamente em uma mesma base de dados ao mesmo tempo sem correr o risco de gerar "Replicate or Save Conflict" nos elementos de design. Isto resulta em uma dramática redução no tempo de desenvolvimento dos projetos Lotus Notes.

 

O Teamstudio CIAO! provê uma espécie de planilha listando todos os elementos de design, indicando quais elementos estão em uso por quais desenvolvedores.

 

 

Não é somente para equipes

 

Todos os benefícios de controle de versão são disponibilizados para equipes ou para desenvolvedores que trabalhem sozinhos. O Teamstudio CIAO! mantém uma trilha de auditoria completa de todas as alterações realizadas no design de uma base de dados. Você pode retornar a uma versão antiga de um elemento de design apenas clicando um botão.

 

 

Controle de código fonte

 

Qualquer pessoa acostumada a trabalhar com sistemas de controle de código fonte está familiarizada com os conceitos de check-in e check-out. Esta é uma maneira de travar elementos de um sistema em desenvolvimento que estão sendo trabalhados sem que nenhuma outra pessoa posa fazer nenhuma alteração, reduzindo assim o risco de conflitos.

 

Quanto utilizamos um sistema de controle de código fonte tradicional com Lotus Notes, toda a base de dados será travada. Não existe a possibilidade de se travar apenas um elemento de design como um form, subform ou view. Teamstudio CIAO! permite que isto seja realizado. De fato, quando o check out de um elemento de design é realizado, você pode localizar todos os seus dependentes e automaticamente realizar o check out deles. Isto garante que nenhuma alteração em um elemento de design que depende das suas modificações será realizada.

 

Desde que o Teamstudio CIAO! esteja monitorando uma base de dados, você pode restringir os acessos, além do que é feito pelo ACL. O Teamstudio CIAO! disponibiliza um mecanismo de restrição individual para funcionalidades específicas. Por exemplo, atribuindo somente à grupos de desenvolvedores a possibilidade de realizar check out de elementos de design, impedindo que administradores de bases de dados possam realizá-lo.

 

 

 

Relatórios

 

O Teamstudio CIAO! disponibiliza relatórios de alterações que fornecem informações detalhadas do que foi alterado, e por quem foi alterado. Os relatórios podem ser gerados a partir do cliente, ou podem ser automatizados via LotusScript. O Teamstudio CIAO! também provê relatórios de check-out que fornecem detalhes sobre quem fez check-out e quanto tempo durou. Adicionalmente, a base de dados de log do Teamstudio CIAO! pode ser utilizada para extrair outros tipos de informação como o número de horas gastos por cada desenvolvedor em um projeto ou em um elemento de design.

 

 

Controle de versão

 

A cada vez que é realizado o check in de um elemento de design, o Teamstudio CIAO! guarda uma cópia do elemento. Quando você visualiza a história de alterações do elemento de design, você tem a opção de restaurar uma versão antiga. Para isto, vasta selecionar a versão desejada e clicar no botão "Get". Isto funciona também para qualquer elemento de design que tenha sido deletado e necessite ser restaurado.

 

Quando a base de dados estiver concluída e pronta para gerar uma nova versão, você pode usar a característica de geração de versões do Teamstudio CIAO! para posicionar todos os elementos de design em um mesmo nível, e armazenar uma cópia do template da base de dados, no arquivo de log. Isto permitirá que você possa, a qualquer momento, retornar a aplicação a uma versão consistente do template. Quando um versão é criada, um número de versão é automaticamente calculado e atribuído ao template, baseando nas regras definidas anteriormente.

 

 

Segurança Adicional

 

O Teamstudio CIAO! Client Edition é instalado na estação de trabalho do desenvolvedor. As bases de dados do produto, bem como as que serão trabalhadas, deverão ser armazenadas no servidor.

 

O Teamstudio CIAO! Server edition é opcional e trabalha integrado com o CIAO! Client Edition. O software do servidor garante que desenvolvedores não possam modificar o design de bases de dados que estão sendo monitoradas, a menos que tenham realizado o devido check out através de um CIAO! Client. O desenvolvedor é notificado que não tem acesso ao elemento. O Teamstudio CIAO! Server Edition também provê segurança contra atualizações feitas por outros servidores, como através de réplicas.

 

Gaia Informática - Rua Novo Horizonte, 131 - Pacaembú - São Paulo - SP - (5511) 3156-9696