O Teamstudio Validator atualiza os desenvolvedores e adminsitradores com relatórios informando quais documentos em uma base de dados Notes/Domino não estão funcionando corretamente. A ferramenta pode ser usada durante a manutenção de aplicações já existentes, nas quais alterações de design tenham sido realizadas e, a partir de então, os documentos não funcionam mais como deveriam. O Teamstudio Validator permite que sejam gerados relatórios contendo os erros de cada documento, sua descrição e um link para o documento com problema.

 

 

Parametrização variada para os relatórios

 

Com o Teamstudio Validator você pode gerar relatórios de todos os links de uma aplicação, ou então apenas de um conjunto limitado de links. Por exemplo, você pode configurar o Validator para não verificar links para "URLs". O Teamstudio Validator pode ser configurado para gerar relatórios apenas de links de elementos de design, ou então só de documentos. Se o conjunto de links que devem ser verificados for apenas de documentos, uma fórmula de seleção ou uma view pode ser especificado.

 

 

 

Por que utilizar o Teamstudio Validator?

 

Sem o Teamstudio Validator, o desenvolvedor ou o administrador deve verificar todos os links dos documentos, e os campos "keyword" um por um. Campos ocultos ou "perdidos", e documentos orfãos são virtualmente impossível de serem encontrados, a menos que sejam reportados.

 

Este nível de investigação detalhada é frequentemente ignorada no processo de desenvolvimento devido ao fato de ser necessário muito tempo para encontrar estes problemas, dependendo de sua complexidade. Consequentemente, a maioria dos desenvolvedores não se preocupam com isso.

 

Muitos desenvolvedores realizam um teste por amostragem para verificar que links funcionam. Isto se deve a dificuldade de justificar o tempo gasto para verificar cada documento. Adicionalmente, os links de documento são especialmente difíceis de serem testados porque eles nem sempres são óbvios ou de fácil visualização.

 

Por exemplo, pode levar até mesmo um mês para verificar uma base de dados de aproximadamente 55.000 documentos, e encontrar todos os erros. Usando o Teamstudio Validator, um desenvolvedor pode realizar esta análise em questão de minutos.

 

 

 

Links que não funcionam

 

O Teamstudio Validator reporta os links que não estão mais funcionando, checando o destino de links para documentos Notes e links padrão da Internet.

 

 

Campos não existentes

 

O Teamstudio Validator reporta os campos que não existem nos formulários e subforms, mas continuam existindo nos documentos, e vice-versa. Isto garante que dados armazenados nestes campos não sejam perdidos.

 

 

Documentos Órfãos

 

O Teamstudio Validator reporta os documentos órfãos: documentos de resposta que tiverams seus respectivos documentos principais deletados, e como resultado não são exibidos nas visualizações da aplicação.

 

 

Tipos de campos diferentes

 

O Teamstudio Validator procura por campos que tenham seu tipo alterado desde a criação dos documentos; por exemplo, campos rich text que foram transformados em campos do tipo texto.

 

 

Campos "Keyword"

 

O Teamstudio Validator verifica os campos do tipo "keyword" para garantir que os valores selecionados e armazenados nos documentos continuam existindo na lista de opções do campo.

 

Gaia Informática - Rua Novo Horizonte, 131 - Pacaembú - São Paulo - SP - (5511) 3156-9696